Se você tem síndrome de Tourette e ou TOC já deve ter
percebido que é difícil encontrar atendimento na rede pública de saúde (SUS).
Independentemente de onde você estiver, no site da ASTOC (www.astoc.org.br) você já pode encontrar
ajuda. No site há endereços de vários serviços de saúde no Brasil. Se você está
em São Paulo, pode marcar uma entrevista na ASTOC, na qual será avaliado se você
realmente tem TOC ou ST. Caso afirmativo, e caso deseje, poderá receber uma
lista de profissionais associados que atendem essas patologias em diversos
bairros da cidade, escolhendo aquela que melhor atenda suas necessidades.
O transtorno obsessivo-compulsivo(TOC) afeta até 2% da população geral e a síndrome de Tourette(ST),1%. Encontrem aqui dados interessantes sobre os dois. Espero contribuir para a sua divulgação. (Ana Hounie é Psiquiatra. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Ex-Supervisora do ambulatório de TOC e ST na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Colabora com o PROTOC -HC FMUSP. Tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.
domingo, 17 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tenho TOC e, principalmente, tiques vocais na forma de gagueira persistente. Também posso procurar ajuda na ASTOC?
ResponderExcluirObrigado.
Sim, você pode contactar a ASTOC.
ResponderExcluirMeu filhotem 12 anos, foi diagnosticado com ST a um ano e está tomando Risperidona de 2 mg. Estamos preocupados com esse remédio pq o rendimento intelectual está caindo muito ele está quase reprovando no colégio pq não consegue entender e decorar os assuntos como antes. Moramos em Pernambuco bem próximo de Recife e estamos sem psiquiatra. Vcs podem nos ajudar?
ResponderExcluirMeu Filho tem 12 anos e foi diagnosticado a um ano com ST estamos sem psiquiatra no momento mas o pediatra como sabe do problema nos dá a receita do remédio. Estamos preocupados com esse remédio que é o RISPERIDONA de 2mg, depois que ele ficou tomando esse remédio seu rendimento intelectual caiu muito, chegou a um ponto aonde ele não consegue decorar os assuntos ou entender um exercício direito e quando entende esquece com facilidade. Moramod Próximobde Recife em Pernambuco. Como vcs podem nos ajudar?
ResponderExcluirMande-me um email assim posso te sugerir. Ou entre em cntato com a ASTOC.
ExcluirRosângela, a risperidona pode dar problemas cognitivos. O ideal seria procurar um psiquiatra infantil que pudesse escolher outra medicação. Em Recife há profissionais. Entre em contato com a ASTOC www.astoc.org.br para pegar nomes. Boa sorte.
ResponderExcluir