Traduzimos uma escala de qualidade de vida em Tourette que foi usada em pesquisas internacionais. No Brasil ainda não temos nenhuma pesquisa com nossos tourréticos.
Se algum de vocês, portadores de Tourette, quiser me ajudar a testar a escala, podem fazer o download aqui , preencher e mandar para meu email. Não divulgarei o nome dos que me enviarem escalas. Aceito comentários e sugestões. Seria legal saber se a escala aborda os temas mais importantes em que os tiques perturbam e se o que a escala está de fato avaliando é a qualidade de vida. Depois, se eu receber um número grande de escala, publico no blog as estatísticas. O que acham??
O transtorno obsessivo-compulsivo(TOC) afeta até 2% da população geral e a síndrome de Tourette(ST),1%. Encontrem aqui dados interessantes sobre os dois. Espero contribuir para a sua divulgação. (Ana Hounie é Psiquiatra. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Ex-Supervisora do ambulatório de TOC e ST na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Colabora com o PROTOC -HC FMUSP. Tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.
sábado, 23 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dra. Ana,
ResponderExcluirAcabei de preencher o formulário e enviei pro seu e-mail.
Att,
Hugo
O questionário pode ser respondido por quem está medicado (aripiprazol)e com poucos sintomas?
ResponderExcluirAts, Ana
Nesse caso você pode responder em cores diferentes, por exemplo, em preto para como você se sentia antes do tratamento e em vermelho agora, depois do tratamento. Assim a gente ode avaliar como melhorou (ou não) a sua qualidade de vida!
ResponderExcluir