segunda-feira, 16 de julho de 2018

Canabidiol no autismo


O autismo é uma síndrome que não tem tratamento medicamentoso específico. Os problemas centrais do autismo são dificuldade na socialização, interesses restritos, comportamentos estereotipados. Para estas dificuldades, indica-se a terapia comportamental, de preferência com modelos específicos para autismo, como o ABA.  
Entretanto, existem muitos problemas associados que necessitam de tratamento medicamentoso por exemplo, agressividade, crises convulsivas (epilepsia ocorre em até 50% dos autistas), tiques, hiperatividade, déficit de atenção, entre outros.
Assim, o tratamento do autismo será escolhido caso a caso de acordo com o perfil de sintomas. O canabidiol têm-se tornado uma ferramenta para estes casos que não melhoram com medicamentos convencionais. Trata-se de terapia experimental, não havendo estudos grandes e controlados que comprovem sua eficácia. Mas, com base nas propriedades do THC e do CBD e no resultado que se encontra no tratamento de outras patologias, pode-se concluir que no autismo também poderia ser benéfico. Os sintomas que podem melhorar com o uso de canabidiol são: crises convulsivas, falta de apetite, agressividade, insônia, tiques, interação social, cognição, déficit de atenção, hiperatividade. Segundo Bou Khalil, um médico-psiquiatra  israelense, o canabidiol age como agonista do TRPV2 aumentando a liberação de vasopressina e oxitocina, que têm sido estudadas no autismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário