domingo, 15 de julho de 2018

Canabidiol na síndrome de Tourette



Na síndrome de Tourette temos a possibilidade de usar, em casos refratários, o canabidiol. Relatos de uso de maconha com melhora dos tiques na síndrome de Tourette começaram a ser relatadas a partir de 1999. Os primeiro relatos foram observações clínicas de pacientes que usavam a maconha fumada de forma recreativa mas que relataram aos seus médicos a melhora dos sintomas. A partir daí teve início pesquisa na área , de início com THC e posteriormente com o Sativex, que contém a mistura de THC e CBD em proporções iguais. O Sativex começou a ser comercializado no Brasil com o nome de Mevatyl desde 2017. A ANVISA permite a importação de canabidiol com pouco ou nada de THC, que foi aprovada inicialmente pensando nos pacientes com epilepsia refratária. No entanto, os estudos têm ampliado as indicações terapêuticas e muitas doenças podem ser tratadas com a associação de canabinoides ao tratamento convencional, muitas vezes permitindo que as doses dos medicamentos tradicionais sejam reduzidas. 

As opções para tratamento com canabinoides são diversas, por exemplo, temos o Mevatyl, com concentração semelhante de THC e CBD, temos essas substâncias sintetizadas em laboratório, por exemplo o dronabinol (THC sintético) e formas medicinais da canabis que podem ser em cápsula ou óleo e usadas por via oral ou vaporizada. 
Em relação ao tratamento da síndrome de Tourette, há relatos de melhora tanto com a mistura de THC e CBD, como o uso deles isoladamente. Não sabemos quem se beneficiará de uma ou outra forma, então juntamente com seu médico, você pode discutir os objetivos do tratamento e escolher a melhor forma a ser adquirida.

Embora a maconha medicinal esteja ganhando seu espaço, ainda permanece o alerta de que isso não significa que fumar maconha seja benéfico para a saúde. Além dos malefícios relacionados à fumaça e que causam mal tal qual o cigarro de nicotina, a maconha fumada e vendida ilegalmente, especialmente a maconha prensada, contém variantes de canabinoides ricos em THC, com concentrações acima das concentrações de CBD, tornando-a passível de desencadear surtos psicóticos, além de conter vários contaminantes. 

Para quem tiver interesse, visite o site da associação brasileira  de pacientes de canabis  medicinal: http://amame.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário