O transtorno obsessivo-compulsivo(TOC) afeta até 2% da população geral e a síndrome de Tourette(ST),1%. Encontrem aqui dados interessantes sobre os dois. Espero contribuir para a sua divulgação. (Ana Hounie é Psiquiatra. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Ex-Supervisora do ambulatório de TOC e ST na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Colabora com o PROTOC -HC FMUSP. Tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Papel do Magnésio na Síndrome de Tourette
O magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia e em mais de 300 reações químicas que ocorrem diariamente no organismo. O magnésio que ajuda as células nervosas e músculos funcionar corretamente. Você pode obter o magnésio em alimentos como vegetais de folhas verdes, carne, peixe, feijões, ervilhas e bananas. Você também pode obter magnésio de suplementos alimentares.
Foi publicado em uma revista científica um projeto que comparará pacientes com Tourette tomando magnésio com pacientes tomando um placebo. Ainda não foi publicado nenhum resultado do estudo.
Estou começando a dar magnésio a meus pacientes. Em breve espero poder postar resultados desta experiência aberta, não controlada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nas refeições do meu filho já ofereço bastante magnésio e agora sabendo disso vou dar ainda mais! Obrigada!
ResponderExcluirDra Hounie, tenho um amigo de 51 anos que tem tics motores e vocais, mas nunca teve diagnóstico ou tratamento para ST. Li sobre a técnica do Dr. Stack que parece ajudar no problema. Soube q a Sra está desenvolvendo esta técnica no Brasil em conjunto com o mesmo. Isso procede? Aguardo informações pra depois repassar ao meu amigo. Não quero criar expectativas nele. Agradeço desde já qualquer pronunciamento seu neste respeito. Grato, Gil.
ResponderExcluirO primeiro passo para quem não tem diagnóstico é buscar um profissional habilitado para fazê-lo. Caso positivo, tentar tratamento convencional. Se este não der certo, pode-se recorrer a terapias experimentais.
Excluir