sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Comentário sobre a Primeira edição do nosso Livro sobre Tourette, na Revista Psiquiatria Clínica , que nos encheu de orgulho!

Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol33/n1/32.html

Tiques, cacoetes, síndrome de Tourette: um manual para pacientes, seus familiares, educadores e profissionais de saúde
                                                            ZACARIA B. A. RAMADAM1


1 Professor-associado do Departamento Psiquiatria da Faculdade de Medicina
 da Universidade de São Paulo.

Endereço para correspondência:
IPq-HC-FMUSP. Rua Ovídio Pires de Campos, 785, 1o and. – 05403-010 – São Paulo – SP. E-mail: zramadan@usp.br
 
Comentário de Livros
 
Esta obra, destinada a um público importante e muitas vezes esquecido, é uma iniciativa pioneira no Brasil.

Deve-se considerar, também, a importância do tema e a escassa bibliografia produzida em nosso país a respeito deste problema, antes considerado raro, porém, sabe-se hoje, atinge milhões de pessoas.

Os organizadores da obra, Ana Hounie e Eurípedes Miguel são, com justiça, reconhecidos como os dois pesquisadores brasileiros mais destacados nessa área e, fazendo jus a seu prestígio, revelam sua preocupação com os pacientes e familiares ao produzir esse trabalho de grande envergadura, quer
pela variedade dos aspectos considerados, como pelo número de excelentes colaboradores que conseguiram reunir, todos eles ligados à clínica, à pesquisa e à atividade acadêmica. Vinte e sete autores do mais alto nível participaram da elaboração dos quinze capítulos e quatro anexos.

Os capítulos se desenvolvem através de respostas a questões que vão sendo colocadas, desde as mais comuns até as de maior complexidade, desfazendo preconceitos e trazendo uma riqueza de informações consistentes e atualizadas.

Sendo um livro destinado a pacientes e familiares – como está no título – poder-se-ia pensar que se trata de um texto supérfluo, para leitura rápida e descartável. Mas, não: embora de forma didática e de leitura agradável, os temas são tratados com profundidade, baseados nas mais recentes e importantes pesquisas internacionais realizadas, de grande interesse para os profissionais.

A descrição psicopatológica dos quadros, o diagnóstico diferencial, etiopatogenia, estratégias de tratamento, papel dos familiares, direitos dos pacientes, enfim, todos os aspectos práticos e teóricos mais importantes foram desenvolvidos meticulosamente pelos autores, rivalizando com os melhores
tratados de psiquiatria; diferencia-se, porém, dos vetustos manuais acadêmicos pela sua linguagem mais simples e despojada. Evidentemente, não despreza termos e expressões técnicas, quando necessários, mas sempre cuidando de esclarecer-lhes o significado.

A sensibilidade dos organizadores se observa pela inserção, na obra, dos capítulos: “11 – De mãe para mãe” (redigido por duas mães de pacientes) e “15 – Com a palavra, pacientes e familiares”, com depoimentos de pacientes e membros da família; além disso há um interessante capítulo sobre os direitos
dos pacientes.

Não menos importantes são os anexos: o primeiro, “Onde procurar ajuda?” é um indicador de instituições no Brasil e no exterior para prestar auxílio aos pacientes e familiares; o segundo apresenta um minucioso questionário sobre tiques e sintomas obsessivo-compulsivos; o terceiro anexo indica leituras complementares, selecionadas cuidadosamente e o quarto apresenta textos legais relacionados à educação de portadores de necessidades especiais.

O livro, formatado em 200 páginas, tem o prefácio do Prof. Howard Kushner, da Emory University (Atlanta, USA), no qual destaca que Ana Hounie e Eurípedes Miguel preencheram uma lacuna com esta obra e manifesta sua expectativa de uma versão da mesma em língua inglesa. Concordamos
inteiramente com o Prof. Kushner, esperando que outras iniciativas desta natureza sejam empreendidas por nossos docentes e pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário