quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Simpósio sobre Medicalização

Medicalização é um neologismo. Neologismo é uma palavra inventada quando não existe nenhuma outra no léxico que expresse a ideia que se quer veicular. Assim, nasceu o termo medicalização. Infelizmente,  já nasceu imbuído de preconceito. Como psicologização. Psicologizar é atribuir motivações psicológicas a atos provenientes de outras esferas.  Paralelamente, medicalizar seria atribuir características de doença a comportamentos que não seriam doenças. É lamentável que medicalizar tenha se tornado sinônimo de  dar medicamentos sem necessidade, seja para robotizar , dopar, alienar ou manipular as pessoas; para aumentar a venda da indústria farmacêutica; para evitar que os problemas sejam tratados com "profundidade", pois somente uma psicoterapia seria capaz de abordar os problemas de modo profundo. 
Nós médicos tratamos de pessoas com doenças, com sofrimento psicológico, com interferência em suas capacidades produtivas e de usufruírem de lazer.  Dentre nossas ferramentas terapêuticas , temos a medicação. Medicar e Medicalizar são termos diferentes.  É importante saber distinguir os termos e os fatos.  

Para abordar este tema, haverá um simpósio. O simpósio contará com médicos, psiquiatras, psicólogos, pacientes e outros profissionais que debaterão o tema, refletindo sobre o lugar do médico e das equipes de saúde na Rede Pública e na Sociedade. O nosso discurso é baseado em dados científicos e amparado na prática clínica.  Queremos que o ato psiquiátrico e psicológico seja entendido na sua pureza, livre de preconceitos e ideologismos. 

Convidamos para o simpósio Medicalização:
É ABERTO A PROFISSIONAIS, A LEIGOS, A PACIENTES, A INTERESSADOS E SIMPATIZANTES!

INSCRIÇÕES ABERTAS DO SIMPÓSIO!
MEDICALIZAÇÃO: 
CONCEITOS, QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES.
VAMOS PENSAR JUNTOS?


Público Alvo: profissionais e estudantes 
das áreas de saúde e educação.
Investimento* profissionais ( R$90 ) e estudantes ( R$50 ). 
*Descontos especiais para turmas instituições de 
saúde e/ou educação até dia 10/09/14.

Inscrições:  www.cesmia.com  ou 
http://phpu.unifesp.br/acad/siex/index.htm  -  no link "Medicalização"

Contato: lucia.upia@gmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário