quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Livro autobiográfico sobre Tourette

Repasso aqui o post do Clic Nervoso:(Clique aqui para ir ao post) , que fala do livro de Giba Carvalheira. Há alguns anos Giba, conterrâneo recifence, me mandou o livro para que eu lesse e opinasse. Lembro que o li dentro de um avião, quando ia a um congresso nos Estados Unidos. O livro é muito interessante pois mostra as agruras de um sofredor de ST e todo o seu calvário até conseguir o diagnóstico e tratamento, uma estória compartilhada pela imensa maioria dos portadores de ST que são hoje adultos ou mais velhos. Felizmente, hoje em dia a ST está mais divulgada e já não é raro que pais me procurem aos primeiros tiques de seus filhos para saberem se se trata de Tourette ou não. O diagnóstico então é feito muito mais precocemente, os pais podem ser orientados sobre a lide da ST e os pacientes tranquilizados e tratados quando necessário. Em 1998, quando eu vim para São Paulo com o objetivo de estudar a ST, ela era considerada uma doença rara. Atualmente, quase 15 anos depois, existem personagens de TV e filmes com ST, o que mostra a sua maior divulgação e reconhecimento.  No meu consultório, onde recebo pacientes com ST que vêm de todo o Brasil, chegam indicações inclusive de psicólogos! Isso me deixa feliz e aliviada. Feliz de saber que tive uma parcela de responsabilidade nessa divulgação, lançando o livro sobre ST, indo a programas de TV, jornais e rádio e dando palestras para a comunidade leiga e profissional. E fico também aliviada, pois eu sofro junto com meus pacientes quando escuto sobre suas peregrinações, tentativas frustradas de tratamento, diagnósticos errados, efeitos colaterais de medicamentos mal escolhidos, etc.
Assim, recomendo o livro de Giba para quem quiser saber um pouco de como é sofrer com a ST e que possa se inspirar a buscar tratamento.

4 comentários:

  1. OLÁ ANA MEU NOME É TIARLEY TENHO 25 ANOS, SOU DO INTERIOR DE MINAS , ROSÁRIO DA LIMEIRA, HÁ 15 ANOS SOFRO COM ST, FAÇO USO CONTÍNUO DE RIVOTRIL , O ÚNICO MEDICAMENTO QUE APRESENTOU UM MELHOR RESULTADO NO MEU CASO, MESMO ASSIM SOFRO , POIS NÃO TENHO COM QUEM CONVERSAR A RESPEITO DA ST, PESSOAS QUE TENHAM ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO. VI SUA POSTAGEM ACHEI MUITO INTERESSANTE, SE VOCÊ PUDER ME RESPONDER INDICAR ALGUMA AJUDA, DESDE JÁ FICO MUITO GRATO. tiarley2.2@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Tiarley, assim como você eu também sofro com o tourette, e assim como você tomo medicamento para tal, bom pra mim rivotril e veneno de rato da no mesmo, detesto esse medicamento, ele me deu muita, mais muita, depressão, mais do que a normal, parece que os médicos só conhecem esse medicamento. Enfim não vim aqui discutir medicamento e sim dizer que você não esta sozinho no mundo, e também perguntar se você conhece o livro da Ana Hounie, esse livro me tirou muitas duvidas, ele fala sobre tratamentos, medicação, escola entre outros.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3300062/tiques-cacoetes-sindrome-de-tourette-um-manual-para-pacientes-seus-familiares-educadores-e-prof

    Att...
    Natália Delespostis.

    ResponderExcluir
  3. Ola Tiarley, assim como você eu também sofro com o tourette, e assim como você tomo medicamento para tal, bom pra mim rivotril e veneno de rato da no mesmo, detesto esse medicamento, ele me deu muita, mais muita, depressão, mais do que a normal, parece que os médicos só conhecem esse medicamento. Enfim não vim aqui discutir medicamento e sim dizer que você não esta sozinho no mundo, e também perguntar se você conhece o livro da Ana Hounie, esse livro me tirou muitas duvidas, ele fala sobre tratamentos, medicação, escola entre outros.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3300062/tiques-cacoetes-sindrome-de-tourette-um-manual-para-pacientes-seus-familiares-educadores-e-prof

    Att...

    Natália Delespostis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Natalia, obrigado pela atencao! Como ja disse eu tomo rivotril, antes eu tomava 02 mg por dia, eu reduzi aos poucos para 1 mg ja faz 4 meses e estou tomando 0,25mg de haldol, o haldol reduz a intensidade dos tiques e o rivotril alivia o stress e a tensao causada pelos movimentos, para o meu organismo ele se adaptou muito bem, quase nao sinto efeito colaterais, se comparado com doses maiores de haldol, junto com esses medicamentos faco exercicios de respiracao profunda e concentracao motora para melhorar a oxigenacao do cerebro e estabilizar os impulsos eletricos que vao do sistema nervoso central para o sistema nervoso periferico onde a st tem o seu reinicio completando um ciclo fechado que comeca na mente. Depois que fiz a primeira postagem aqui estou muito melhor, pois estou intergindo mais com as pessoas sobre a st a respeito do livro ainda nao li, mas agora que acabei minha posgraduacao, irei ler com calma se quiser conversar mais por email que esta na mensagem acima, sobre a sindrome, vai ser um prazer trocar conhecimentos, e muito obrigado. Att.

      Excluir