Eu adoro o programa The X Factor. Adoro música e me encanta ver a coragem das pessoas que vão lá cantar e lançar a sorte, mostrando ou não talento. Há vozes incríveis que se revelam, talentos escondidos que são descobertos e muitas revelações. Em uma edição passada um dos concorrentes que foi bastante adiante no programa tinha Tourette. Postei aqui todos os vídeos das participações dele, não só por achar ele um excelente cantor, mas pelo fato dele ter Tourette. Algumas coisas chamam muito a atenção e são dignas de menção:
1- ele não se deixou abalar pelos tiques e foi em frente em busca de seu sucesso e seu sonho
2- ao cantar, os tiques não se manifestam
3- é possível ter tiques e ter uma profissão
4- a maioria das pessoas com Tourette é muito inteligente e tem dons que podem e devem ser explorados
Nesta nova edição do The X Factor há mais um concorrente que tem Tourette.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO
Carlos tem ST , apresenta bastantes tiques ao falar, mas ao cantar eles desaparecem e ele é um exímio cantor.
Aproveitem!
O transtorno obsessivo-compulsivo(TOC) afeta até 2% da população geral e a síndrome de Tourette(ST),1%. Encontrem aqui dados interessantes sobre os dois. Espero contribuir para a sua divulgação. (Ana Hounie é Psiquiatra. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Ex-Supervisora do ambulatório de TOC e ST na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Colabora com o PROTOC -HC FMUSP. Tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ana, você viu o vencedor deste ano do programa The Voice da Austrália? Tudo o que você descreveu em relação ao Carlos também se aplica a ele. Será que existe algum elo entre a síndrome de Tourette e o que ele tem? São muito impressionantes as semelhanças. Veja: http://goo.gl/nVRVUP
ResponderExcluirAbs,
George
Sim, com a gagueira ocorre o mesmo. O ganhador da versão de American Idol aqui no Brasil, Ídolos, também tinha gagueira.
ResponderExcluirAna, considerando as similaridades entre as duas condições, você não acha que muitas pessoas com gagueira poderiam se beneficiar das mesmas abordagens de tratamento usadas em pessoas com síndrome de Tourette?
ResponderExcluirSim, de fato, técnicas usadas por fonoaudiólogos na gagueira também ajudam pessoas com tiques vocais.
ResponderExcluir