quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Filme In front of the Class - O líder da Classe

Sempre tinha ouvido falar no filme baseado no livro de Brad Cohen, mas nunca tinha tido oportunidade de assisti-lo. Graças a Auber Lopes, blogueiro tourrético do http://clicnervoso.blogspot.com/, consegui baixar o filme e o assisti dia destes. Acho que é um filme imperdível para quem tem Tourette ou para quem tem algum conhecido ou familiar portador dessa síndrome. A atuação do ator principal é fantástica, os tiques estão perfeitos e a caracterização da personagem também. Quem tem ST não terá dificuldade de se identificar e quem não tem, poderá entender um pouco sobre o que é sofrer de movimentos involuntários (e às vezes incontroláveis) na musculatura estriada e fônica.
A única coisa que não me convenceu no filme foi o timing histórico. O primeiro  tratamento eficaz para os tiques , o antipsicótico (ou neuroléptico) pimozide, foi desenvolvido em 1964 e lançado em 1968. Na década de 1970 foram publicados dois estudos que comparavam a eficácia do haloperidol e do pimozide na ST. Na década de 1980 a sua utilização na ST foi aprovada pela FDA-food and drug administration. Ou seja, a infância de Brad se passou durante a década de 1980, e já existiam opções terapêuticas. A Tourette Syndrome Association foi fundada em 1972. Isso significa que, à época do diagnóstico de Brad, a TSA já existia e já havia tratamento disponível. No entanto, no filme, a personagem diz várias vezes que a doença não tem tratamento.
Pode ser que isso tenha sido apenas um toque dramático para o filme que Brad na vida real tenha se tratado ou tenha preferido não se tratar,  o que pode ocorrer. Por exemplo, Duncan MacKinley, um psicólogo canadense que tem ST e esteve conosco no Brasil para falar de sua experiência, opta por não se tratar e as palestras dele são recheadas de gritos e gesticulações inoportunas as quais ele ostenta como um cartão de visitas ou uma bandeira de que é possível viver bem apesar dos tiques. De fato, para muitos casos o tratamento pode ser opcional, cada um deve decidir até onde quer ou pode aguentar seus tiques.
Recomendo o filme fortemente e  link abaixo, cedido gentilmente pelo Auber, está abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário