terça-feira, 8 de setembro de 2020

Matéria de Valéria França sobre os bloqueios às contas que falam de CM

 

https://cannabisinc.blogfolha.uol.com.br/2020/09/08/redes-sociais-bloqueiam-contas-de-profissionais-da-cannabis-medicinal/

Médicos, jornalistas e empresários do setor da Cannabis medicinal tiveram contas das principais redes sociais bloqueadas– YouTube, Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram. Entre elas, a psiquiatra pernambucana Ana Hounie, 49, conhecida em São Paulo por receitar a Cannabis em casos específicos, como a Síndrome de Tourette.

Este é um distúrbio neuropsiquiátrico, que causa tiques múltiplos, motores ou vocais, de intensidade e frequência variada. Ela costumava postar no YouTube tudo que se relaciona a sua especialidade. Aulas, seminários e vídeos direcionados aos pacientes. Na última terça-feira (1), no entanto, a conta da médica foi bloqueada pelo canal.

“Fui suspensa e perdi o acesso ao meu material. Ainda perdi o direito de ter uma conta no YouTube, mas eu não sei o porquê.”, conta Hounie. Ela recebeu uma mensagem do canal dizendo que o bloqueio era “devido a violações severas” das diretrizes da comunidade.

Hounie escreveu um e-mails questionando o que o YouTube considerava violação. “Eu queria saber exatamente qual era o conteúdo inadequado para me ajustar, mas eu não recebi qualquer resposta. Pelo menos queria ter acesso ao meu material. Não tenho back-up de muita coisa”.

Conversando com amigos, Hounie percebeu que não era a única nesta situação. O jornalista Marcus Bruno, do site segmentado Cannabis & Saúde também estava com o mesmo problema no Twitter. onde já contava com mais de 5 mil seguidores.

Marcus Bruno: conta do Twitter suspensa. Foto: Marcus Bruno/Divulgação

Do mesmo jeito que a médica, ele ficou espantado ao saber que outros colegas foram suspensos das redes sociais. “Começo a achar que foi uma ação orquestrada. Twitto muito #PL399Sim”, diz Bruno referindo-se ao projeto que propões o cultivo da Cannabis medicinal e do cânhamo industrial apresentado na Câmara dos deputados em agosto.

Já a médica Janaina Barboza, especialista em medicina ortomolecular e entusiasta do tratamento canábico, perdeu a conta no WhatsApp. Avisou aos amigos e parentes sobre o ocorrido através de um comunicado no Instagram, que pedia que tirassem o número dela dos grupos onde estava inserida. “Agora é o sistema que é dono dele.Não é coincidência”, escreveu no Instagram.

As redes sociais foram procuradas, mas não obtive resposta. Qualquer novidade, volto aqui com o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário