sexta-feira, 5 de maio de 2017

Importância da ferritina e do ferro na Síndrome de Tourette


A ferritina sérica é a medida mais usada para se avaliar a reserva de ferro do nosso organismo. Um estudo de 2006 tinha encontrado em portadores de Tourette níveis mais baixos de ferritina assim como tamanhos menores de caudado e putamen (duas estruturas dos gânglios da base que se relacionam à ST) quando comparados a controles. Isso sugeriu que baixos níveis de ferro pudessem afetar o caudado e o putamen e dessa forma deixar as pessoas mais sensíveis ou predispostas a tiques. Com isso em mente duas pesquisadoras  acabaram de publicar um trabalho (Debabrata Ghosh e Elizabeth Burkman) em que avaliaram se a gravidade dos tiques estava relacionada aos níveis de ferritina e se a suplementação com ferro melhoraria os tiques e a qualidade de vida das pessoas com Tourette. Estudaram 57 pacientes e não encontraram relação entre ferritina e gravidade de tiques, mas quando suplementaram os pacientes que estavam com ferritina baixa, a maioria teve uma melhora dos tiques durante o seguimento, que durou um ano.
Fica difícil saber se há uma relação direta entre a suplementação de ferro a melhora dos tiques, pois os tiques variam bastante ao longo do tempo e muitos outros fatores podem ter sido responsáveis pela melhora. Além disso, a quantidade de pacientes estudada foi pequena.

De qualquer modo, a suplementação com ferro quando a ferritina está baixa está indicada, então, independentemente de que seja favorável ou não para os tiques, pode ser feita.  
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28470381

Nenhum comentário:

Postar um comentário