Na Alemanha estão fazendo pesquisas sobre o tratamento da ST com um medicamento que possui canabidiol e THC na proporção de 1:1. Os resultados que vi serem relatados pela pesquisadora no Primeiro Congresso Mundial sobre a Síndrome de Tourette em Londres, em junho de 2015, foram interessantes. O canabidiol tem sido usado em alguns casos de epilepsia refratária e no Brasil foi autorizada pela ANVISA sua importação para casos selecionados. Não é panacéia. É um tratamento caro e eficaz numa minoria de casos.
Para a ST ainda não poderemos importar. A Resolução será revista em 2016. Até lá, não podemos experimentar nem o canabidiol nem o THC.
No link a seguir , as regras de uso do canabidiol http://portal.cfm.org.br/canabidiol/index.php
O transtorno obsessivo-compulsivo(TOC) afeta até 2% da população geral e a síndrome de Tourette(ST),1%. Encontrem aqui dados interessantes sobre os dois. Espero contribuir para a sua divulgação. (Ana Hounie é Psiquiatra. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Ex-Supervisora do ambulatório de TOC e ST na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Colabora com o PROTOC -HC FMUSP. Tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.