domingo, 23 de março de 2014

Remédios para Tourette

Até a década de 1980 a única coisa que se prescrevia para os tiques era haloperidol e pimozida. Ainda hoje essas medicações são prescritas, mas existem alternativas com menos efeitos colaterais. Atualmente, quando recebo pacientes com Tourette mais graves, que já passaram por vários médicos, e vejo que alguns deles tentaram outras coisas para os tiques, fico feliz, pois percebo que o conhecimento sobre como tratar os tiques está se espalhando. Antes era difícil que alguém fizesse o diagnóstico e quando se fazia, não se sabia tratar. Agora, ao ver que profissionais em várias partes do Brasil estão recomendando meu livro (clique aqui para informações) e se arriscando a tratar os tiques com medicações que não os antipsicóticos de primeira geração, fico muito satisfeita e vendo que meu objetivo está sendo alcançado. A pequenos passos, mas continuamente.
As medicações para tratar os tiques são:
antipsicóticos de primeira geração: haloperidol, pimozida, trifluoperazina, flufenazina
antipsicóticos de segunda geração: aripiprazol, olanzapina, ziprasidona, risperidona, quetiapina
antipsicóticos antigos mas com perfil de segunda : sulpirida, amisulprida
alfa adrenérgicos: clonidina e guanfacina
anticonvulsivantes: topiramato
depletores de dopamina: tetrabenazina
toxina botulínica
experimental : estimulação cerebral profunda (ver mais informações aqui)


Se seu neurologista ou psiquiatra não tem conhecimento aprofundado para tratar do seu caso, forneça a ele o livro sobre Tourette, forneça o endereço deste blog e meu site (clique aqui para meu site)  .

A pessoa com Tourette costuma ter muitas comorbidades (depressão, TDAH, TOC), por isso recomendo um psiquiatra, infantil para as crianças ou adolescentes e de adultos para os adultos.

Se você está sem esperança, achando que já tentou de tudo e nada deu certo, leia o material indicado e veja que existem muitas alternativas. Sempre há luz no fim do túnel, caso contrário, o túnel não chegou ao fim.  
  

11 comentários:

  1. O meu filho passou a usar, por orientação de um médico conhecido, juntamente c/ orap(1mg) e exodus, que já fazia uso, a medicação Aires(600mg), 2x ao dia. Diminuiu mto os tiques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aires é um nome comercial da N acetil cisteína. Não existem estudos em Tourette, mas como reduz impulsividade de acordo com alguns estudos, pode ajudar nos tiques sim.

      Excluir
  2. pelo amor de DEUS, qual seria o mais eficiente???? De acordo com matérias que li, Pimozida e Haldol deveriam causar melhora de 70%. Porém já usei os dois, e não surtiram efeito, tal como Sertralina, Respiridona, Luvox, Quetiapina, Clo... De quebra, o haloperidol me causou reação extrapiramidal, a qual pôde ser corrigida com Akineton. POR FAVOR, PRECISO DE UMA LUZ, AQUI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quetiapina que vc usou é de boa qualidade? Eu tenho TOC e Tourette. Uso Luvox (300 mg/dia), e Seroquel (450 mg/dia). Seroquel é a quetiapina original. Tb já tomei sertralina, clomipramina, escitalopram, haloperidol, olanzapina... mas o que deu resultado mesmo foi a quetiapina (Obs: de boa qualidade). Eu pegava a quetiapina no Hospital Estadual aqui de Bauru até que eles mudaram de fornecedor. Passou a ser do laboratório Cristália. Antes de mudarem de laboratório eu estava muito bem; os tiques tinham quase desaparecido por completo. Com a quetiapina da Cristália eu tive um retrocesso e passei a ter pesadelos e sono agitado. Agora -- já faz + ou - uma semana -- estou tomando o Seroquel... e esperando pelo resultado. O Seroquel é muito caro se você não tiver o cadastro no programa do laboratório, mas com o cadastramento (que é gratuito) você consegue 60% de desconto. Faço tratamento com um psiquiatra mas quem me receitou a quetiapina foi uma neurologista.

      Excluir
    2. Eu tenho TOC e Tourette há 24 anos. Já tomei clomipramina, sertralina, haloperidol, paroxetina, olanzapina... mas o que deu resultado mesmo foi Luvox (300 mg/dia) e quetiapina (300 mg/dia). Obs.: tem que ser quetiapina de boa qualidade. Como eu sei disso? Por experiência própria... eu pegava, de graça, a quetiapina de 300 mg no Hospital Estadual aqui de Bauru. Após três meses eu estava muito bem, os tiques tinham desaparecido quase por completo. Aí eles mudaram de fornecedor, mudaram para outro laboratório; era genérico, mas é uma marca das mais baratas! Tive um agravamento dos tiques e passei a ter sono agitado e pesadelos, até que mudei de laboratório. Passei a comprar o Seroquel, que é a quetiapina original. O sono melhorou e os pesadelos cessaram totalmente. Como faz pouco tempo que eu estou tomando Seroquel (+/- uma semana), ainda não deu pra sentir um grande resultado... mas é assim mesmo, demora algumas semanas. Uma dica: se for tomar o Seroquel faça o cadastramento no programa do laboratório. Aí você consegue um desconto de 60%. Sem o cadastro vc vai pagar mais de mil Reais numa caixa com 30 comprimidos de 300 mg.

      Excluir
    3. Nossa moço me ajuda pelo amor de Deus como assim toc+tourette tem como ter os dois? Que tipo de psiquiatra a gente vai meu filho tem 16 anos e estou desesperada sem saber o que fazer o que exatamente vc sente? Como nunca tinha visto falar no início até eu não soube como lidar com meu filho hoje vejo que ele sofre muito.

      Excluir
  3. Boa noite Ana, meu filho tem 10 anos, foi diagnosticado aos 8 com tourette e tdah, os primeiros sintomas apareceram por volta de 4 anos e meio. Os primeiros sintomas foram os vocálicos, ele fazia sons com a garganta, e junto começou a lavar a mão várias vezes ao dia, incomodava se com mangas e barras de calça e com a cueca, até hoje ele não usa cueca, tbm não usa roupas com alguns tipos de tecido, pois diz que o barulho incomoda, também não dormia à noite e andava pela casa, sem lembrar no dia seguinte. Hoje ele está bem estabilizado, mas ainda apresenta tiques, e continua falando à noite e levantando de vez em quando, toma aristab 10miligramas. Gostaria de saber se esses são mesmo sintomas de tourette, e se há um remédio eficaz como o aristab, só que mais barato.
    Obrigada
    Rosangela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, a escolha do medicamento é individual, depende do caso, então fica difícil sugerir qualquer coisa sem examinar. Converse com o médico dele sobre isso.

      Excluir
  4. Olá pessoal, tudo bem?
    Tenho 45 anos, e na década de 80 sofria muitíssimo com isto.
    Afinal ninguém tinha, entre milhares de pessoas somente um caso ou outro e tratado como cobaia Humana.
    Na boa, a resposta hoje é:
    Quanto maior a intensidade na infância, maior o controle após os 25/30 anos.
    Nenhum medicamento na época fez efeito e imaginem os erros cometidos por profissionais curiosos e que cobraram bem caro.
    Simplesmente acabou......
    Uma boa dica, desviar a atenção ao fato acostumar o cérebro a produzir diversas respostas ao mesmo tempo sobre incumbências múltiplas, mas somente as que causam prazer na solução, isto é excesso de atividade no cérebro que o corpo não consegue acompanhar, se tivéssemos Tourette e asas ficaria mais fácil, mas como não vai a dica acima e depois de certa idade e compra de uma boa motocicleta rancing que fica tudo certo, rsrsrs.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite , meu filho foi diagnosticado com tourette a 2 anos ele tem 9 anos , o neuro receitou orap 1 mg por dia só que ouve uma piora muito grande e parece que não está fazendo efeito , ele pratica 2 esportes diferentes , faz acompanhamento com psicóloga mas essa semana ele está muito pior .Será que algum desses remédios citados nos comentários tem um melhor resultado ? tenho medo de encher ele de remédios e o pior é o bullying das crianças

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma filha com 16 anos e ela tem TICs desde os 7 anos, comecei dando o Aldol e ela se sentiu muito mal, deixei de dar a medicação e, hoje eu percebo que ela só tem com mais frequência no período de provas! Um método que eu passei a utilizar que diminuiu bastante os sintomas foi a música, ela canta e toca violão,outra coisa, o vídeo game também e um ótimo aliado para o problema. Há, ela não toma nenhuma medicação hoje.

    ResponderExcluir