Grata a Auber que postou o filme no blog dele:
http://www.youtube.com/watch?v=RNCwkDZwFVQ
O transtorno obsessivo-compulsivo(TOC) afeta até 2% da população geral e a síndrome de Tourette(ST),1%. Encontrem aqui dados interessantes sobre os dois. Espero contribuir para a sua divulgação. (Ana Hounie é Psiquiatra. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Ex-Supervisora do ambulatório de TOC e ST na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA- UNIFESP). Colabora com o PROTOC -HC FMUSP. Tem livros e artigos científicos publicados sobre o assunto.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ana Hounie, assisti hoje pela Globo Internacional à sua participação no programa da Ana Maria Braga e fiquei com uma dúvida em relação a uma de suas colocações. Você afirmou que a gagueira não tem relação com tiques. No entanto, o livro sobre síndrome de Tourette mais vendido nos EUA inclui a gagueira entre os possíveis tiques vocais complexos da síndrome. Veja aqui: http://goo.gl/Sxi0Xs
ResponderExcluirComo você explica essa divergência de informações?
Além disso, observo alguns casos de gagueira em que a síndrome de Tourette está evidentemente presente. Aqui está um exemplo: http://youtu.be/FQVcUrXgREU (atente para a forma tipicamente tourética que a gagueira assume aos 10 segundos e veja se eu não tenho razão no que estou dizendo).
Portanto, não teria sido mais prudente se você tivesse dito no programa que alguns pacientes com gagueira precisam ser avaliados para uma possível associação com a síndrome de Tourette, em vez de simplesmente descartar sumariamente a relação?
Priscila Silveira
Fort Lauderdale, EUA
Tique é tique. Gagueira é gagueira. Tique pode se parecer com gagueira (mas seria um tique vocal). Na entrevista eu não falei se há ou não uma relação entre tique e gagueira, apenas disse que são coisas diferentes.
ResponderExcluirAna, mas exatamente por haver essa proximidade entre gagueira e tique vocal, uma proximidade que sem dúvida confundiria qualquer pessoa leiga, não seria recomendável que pacientes tachados genericamente de "gagos" fizessem um diagnóstico diferencial com um especialista em síndrome de Tourette? O paciente mostrado neste vídeo (http://youtu.be/FQVcUrXgREU), por exemplo, não precisaria de um diagnóstico diferencial?
ResponderExcluirPriscila Silveira
Fort Lauderdale, EUA
Esse caso é obviamente uma gagueira, alguns casos se confundem, mas não esse.
ResponderExcluirE este caso? http://youtu.be/h9Ephh0aY0s
ResponderExcluir(a) Gagueira?
(b) Tourette?
(c) As duas coisas?
A descrição do vídeo diz o seguinte:
Pequeno trecho do documentário "Spit It Out" (Jeff Shames, 2004). Nele é mostrado o caso de Anthony, uma criança com gagueira associada à síndrome de Tourette. Embora os sinais de Tourette sejam evidentes, em nenhum momento do documentário essa informação é mencionada. A criança é tratada o tempo todo como se tivesse apenas "gagueira".
O que você acha? É possível firmar um diagnóstico? Eu diria que está mais para Tourette. E você?
All good wishes,
Priscila Silveira
Fort Lauderdale, EUA
Me parece gagueira + tique vocal
Excluir